Bacharelado em Engenharia Civil

Duração: 10 semestres
Tipo: Bacharelado

 

 

 

Informações

O Curso

Sem dúvida, os profissionais de Engenharia Civil poderiam contribuir para resolver problemas que a sociedade enfrenta, em especial com relação aos desequilíbrios existentes nas cidades brasileiras, produto de má distribuição da renda, de oportunidades de trabalho, de desenvolvimento econômico sustentável. Há que se considerar que o engenheiro tem a principal função de transformar o ambiente, dotando-o de condições dignas de moradias, de infra-estrutura de saneamento básico, de condições viárias, de transporte coletivo, etc. A realidade atual leva à necessidade de um desenvolvimento sustentável, em que se garanta as condições para a sobrevivência das gerações futuras. O curso de Engenharia Civil deve possibilitar que os futuros profissionais sejam capazes de desenvolver os projetos em consonância com a questão socioambiental das comunidades.Para isso, sua formação deve estar voltada para a superação dos vários problemas que se verificam hoje nas cidades brasileiras. A ausência de habitações de interesse social em quantidade e qualidade suficientes para abrigar dignamente expressivas parcelas da população brasileira é um deles. A má qualidade do que se constrói no Brasil, com durabilidade e qualidade baixas, a virtual ausência de utilização das técnicas de planejamento urbano nas intervenções localizadas nas pequenas e médias cidades, os loteamentos clandestinos ou irregulares, a ocupação desordenada do solo urbano, as invasões e favelas em áreas de riscos, a habitação precária auto-construída sem qualquer tipo de assistência técnica, geralmente situada em periferias sem qualquer infra-estrutura e saneamento básico, são características de nossas cidades.

Autorização: Conselho Universitário 003/2007 de 02/05/2007

Público Alvo

A Lei Federal nº 5194, de 24/12/66 e a Resolução nº 218 de 29/06/73 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea são os dispositivos legais que regulamentam o exercício da profissão do engenheiro civil. Atualmente, ela é exercida através de quatro formas básicas: o escritório particular (autônomo), o emprego público, o emprego em empresas construtoras e empresas de consultoria. Nas prefeituras da região, em face à evidente expectativa de atendimento às necessidades sociais geradas pelo processo de expansão das cidades, a oferta de empregos públicos cresceu sobremaneira nos últimos dois anos. A área da construção civil, com a implementação de políticas que fomentem o processo da construção em larga escala, tem-se mostrado eficiente no sentido de absorver os profissionais de engenharia civil. A percepção sobre a necessidade da conservação/preservação da qualidade do meio urbano, incrementou a demanda por engenheiros que tenham qualificação para desenvolver projetos de engenharia com vistas à minimização dos problemas ambientais. Assim, os recém formados poderão atuar, além das atribuições da engenharia civil clássica, em projetos na área ambiental, em consultorias de avaliação de impactos ambientais. No Estado de Minas Gerais, há cerca de 45.000 engenheiros civis, conforme informações do Crea-MG (2008), que trabalham principalmente no setor da construção civil, para os extratos sociais mais privilegiados.

Coordenador


Coordenador: Prof. Armando Belato Pereira
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: (35) 3219-5105 ou 0800-283-5665



Estrutura Curricular*

1º Sem


Geometria Analítica

Fundamentos da Programação de Computadores

Química Geral

Introdução à Engenharia Civil

Administração

Matemática

Atividades Complementares I

340h
Com atividades complementares: 390h


2º Sem


Cálculo Diferencial e Integral I

Física I

Desenho I

Criatividade e Inovação

Ciências do Ambiente

Comunicação e Expressão

Atividades Complementares II

280h
Com atividades complementares: 350h


3º Sem

Cálculo Diferencial e Integral II

Física II

Álgebra Linear

Ética e Responsabilidade Social

Desenho II

Estatística

Atividades Complementares III

300h
Com atividades complementares: 380h


4º Sem


Cálculo Diferencial e Integral III

Física III

Cálculo Numérico

Elementos de Geologia e Mineralogia

Mecânica

Introdução ao Pensamento Científico

Atividades Complementares IV

280h
Com atividades complementares: 320h



5º Sem



Resistência dos Materiais I

Mecânica dos Fluídos

Topografia I

Teoria das Estruturas I

Eletrotécnica Geral

Atividades Complementares V

220h
Com atividades complementares: 340h


6º Sem



Resistência dos Materiais II

Projeto de Edificações

Engenharia de Transportes I

Teoria das Estruturas II

Topografia II

Hidráulica

Atividades Complementares VI

300h

Com atividades complementares: 400h


7º Sem



Mecânica dos Solos

Estruturas I

Engenharia de Transportes II

Materiais de Construção

Hidrologia

Tópicos Integradores I

Atividades Complementares VII

300h
Com atividades complementares: 380h


8º Sem

Estruturas II

Saneamento I

Estruturas III

Economia

Tópicos Integradores II

Estágio Supervisionado I

Atividades Complementares VIII

300h

Com atividades complementares: 420h

9º Sem



Higiene e Segurança no Trabalho

Projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias

Estruturas IV

Planejamento e Orçamentação de Obras

Saneamento II

Optativa I

Tópicos Integradores III

Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Supervisionado II

Atividades Complementares IX

300h

Com atividades complementares: 460h

10º Sem



Saneamento III

Gestão das Edificações

Fundações

Optativa II

Trabalho de Conclusão de Curso II

Atividades Complementares X

180h

Com atividades complementares: 280h

Atividade Complementar: 320h
Estágio:
160h
Total Geral:
3.720h


*Informações válidas para ingressantes 2015-01.


Investimento

 

Mensalidade (com 8% - desconto pontualidade): R$ 561,20
Mensalidade: R$ 610,00
Semestralidade: R$ 3.660,00

*Valores válidos para 2014-2

Outras Informações

É reservado o direito ao Unis-MG, a qualquer momento, transferir o local e horário de funcionamento dos cursos bem como alterar o Projeto Pedagógico dos cursos observando a legislação pertinente.

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