Grupo Unis eleito melhor centro universitário privado de Minas Gerais

MEC aponta centro universitário privado em Varginha como o melhor de Minas Gerais

O Ministério da Educação divulgou esta semana o Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, e o município de Varginha conquista, pela primeira vez na história, o posto de referência em qualidade devido à classificação obtida pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG), criado há 10 anos por uma entidade com 45 anos de história. O Unis-MG obteve o melhor resultado entre os centros universitários privados mineiros, desbancando tradicionais instituições de Belo Horizonte e de outras grandes cidades. Destaque também para a evolução significante em apenas um ano, quando ocupava o nono lugar.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o IGC classifica as instituições superiores em três grupos distintos: universidades; centros universitários; e, faculdades e institutos. Os resultados possibilitam análises comparativas de desempenho por organização acadêmica, por estados e região geográfica e por categoria administrativa (públicas e privadas). Para calcular o IGC, o MEC avalia a Instituição como um todo, desde a qualidade dos cursos, o corpo docente, a infraestrutura, o programa pedagógico.

O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). As instituições que obtiverem notas 1 e 2 ficam sob supervisão do MEC e, caso não consigam sanar as deficiências, podem ter reduzido o número de vagas oferecidas ou, em último caso, ter suspenso o recredenciamento de seus cursos.

Em relação à graduação, são considerados os resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). Neste indicador, o Unis-MG está com notas máximas para os cursos de Administração (EAD), Administração (Comércio Exterior), Biomedicina, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão de Recursos Humanos.

O Centro Universitário é parte integrante do Grupo Educacional Unis, que também conta com a Faculdade de Três Pontas (Fateps), criada em 2002, e a Faculdade de Betim (Fabe), aberta em 2007. Dentro dos mesmos critérios descritos, a Fateps atingiu 235 pontos no IGC-Contínuo, fator este que a coloca como a quarta melhor faculdade privada do Sul de Minas.

O Grupo Unis é composto por mais de 6.000 alunos, 350 professores e 300 colaboradores técnico-administrativos em 30 cursos superiores, presenciais e a distância, oferecendo titulações de bacharelado, licenciatura e tecnologia. “No ano passado, tivemos nossa pós-graduação classificada entre os melhores MBA’s da revista Você S/A. Agora, neste contexto, o Unis-MG coloca Varginha definitivamente no mapa do Ensino Superior brasileiro, pois a cada momento em que a qualidade estiver em pauta, nossa instituição será lembrada como uma referência em Minas. Por isso, é importante agradecer a toda comunidade acadêmica, a cada aluno, professor e colaborador que contribuiu para que este momento chegasse”, destaca o professor Stefano Barra Gazzola, reitor do Unis-MG. Para ele, esses foram os melhores presentes que a instituição poderia ganhar. “Apesar das comemorações que apenas iniciam, não temos este como um ponto de chegada e sim uma meta alcançada, dentro de um objetivo maior”, afirma.

O resultado no IGC não veio por acaso. Na última década, a Instituição passou por profundas mudanças administrativas e pedagógicas, modernizou a gestão, abriu novos cursos, implantou a educação a distância, a graduação tecnológica e investiu em recursos humanos e materiais. O Unis-MG ensaia um salto ainda maior com a futura cidade universitária, um novo campus em construção em Varginha que vai garantir a melhor infraestrutura física para a comunidade acadêmica. O melhor centro universitário de Minas quer ser uma referência para o Brasil.

Varginha
Com cerca de 121 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do sul de minas, atrás apenas de Poços de Caldas (com 151 mil hab.) e Pouso Alegre (128 mil hab.). O município, assim como a microrregião, é uma área tipicamente produtora de café, sendo Varginha um centro de industrialização e comercialização desta produção para outros mercados de consumo. Junto com o café há o leite, que é também industrializado na cidade e região. O setor terciário ocupa 53,2% do total da população economicamente ativa, o setor secundário ocupa 34,3% e o setor primário 12,5%. Varginha é a terceira maior cidade em arrecadação de ICMS do sul de minas, perdendo apenas para Pouso Alegre (1º) e Poços de Caldas (2º).

BlackBoard
Usuário: